O peso da balança realmente importa?
Com que frequência você se pesa?
Peso, peso, peso.... Qual é a importância dessa palavra pra você?
Ela (palavra PESO) diz quem você é? Espero que NÃO!
O ato de se pesar para muitos, é um tremendo fardo.
O peso é visto como principal marcador do SUCESSO de quem está buscando melhorar sua saúde, seja para emagrecimento, hipertrofia, ou mesmo na gestação (quantas mamães ouviram após o parto: quantos quilos você já emagreceu? Ou durante a gestação: quantos quilos você já engordou?), como se fôssemos um “SACO” onde de deposita e se retira “coisas” até chegar no PESO que queremos. Estamos bem longe disso.
Por mais que, como nutricionista, eu sei que o peso da balança importa para vocês (pessoas que buscam alguma mudança(emagrecimento, hipertrofia, estética) e gestantes, vocês precisam entender que o peso de balança sozinho, NÃO QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADAAAA!
Mas nutri como assim?
Somos constituídos por várias coisas (músculos, gordura, água, ossos, pele...) e pasmem tudo isso pesa. Não é só a gordura que medimos com o peso, é tudo o que somos. Se você foi ao banheiro, se está menstruada, se está com retenção de líquidos, se está comendo mais ou menos carboidratos, tudooooo influência no peso.
Aprendam a de olhar, a se sentirem. Você está bem? Entrou na calça que tanto queria? Mas não chegou no peso que gostaria na balança? Ótimo, comemore. Se a calça está servindo e você está se sentindo bem consigo, fique feliz, você está mudando, mesmo que o peso não tenha lá grandes alterações.
Você pode ser uma pessoa de 70kg com 10kg de gordura ou uma pessoa de 70kg com 20kg de gordura. Vejam, o peso é o MESMO!
E se chegar no peso que gostaria e não se sentir feliz? Talvez foi porque você não deu importância ao que realmente deveria, o caminho que percorreu, as mudanças que consquistou, a você inteira(o), só penso no número da balança.
Não se prendam nele, guardem a balança e sejam felizes.